O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou a Paraíba neste
sábado (12) e participou, ao lado do governador Ricardo Coutinho, da
plenária do Orçamento Democrático no município de Soledade. Na ocasião,
ele anunciou o repasse de cerca de R$ 3 milhões, mensalmente, para o
fortalecimento da Rede Cegonha no Estado. Além disso, ele destacou o
empenho do Governo do Estado em contribuir para a interiorização do
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Paraíba e elogiou o
governador Ricardo Coutinho pela iniciativa do Orçamento Democrático
Estadual (ODE).
O ministro Alexandre Padilha durante sua visita à Paraíba
inaugurouduas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo uma em
Campina Grande e outra em Pombal. Depois, atendeu convite de Ricardo
Coutinho, e encerrou sua agenda no Estado indo à audiência do ODE.
De acordo com Alexandre Padilha, a Rede Cegonha foi lançada pela
presidenta Dilma Rousseff em março do ano passado, propiciando
acompanhamento adequado a gestantes e bebês, por meio da rede pública de
saúde. Desde então, a Paraíba ainda não estava sendo beneficiada pelo
programa, por não possuir municípios credenciados.
“Conversei com o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, e
mesmo ainda não tendo recebido o projeto do Estado, que deve ser
entregue até o próximo dia 20, já garanti o repasse de, ao menos, R$ 3
milhões para o fortalecimento da Rede na Paraíba”, frisou.
Ainda segundo ele, ao município que adere à Rede, o Ministério da
Saúde concede mais recursos para acompanhamento do pré-natal. “Por
exemplo, para cada gestante que inicia as consultas antes do terceiro
mês de gravidez, acrescentamos mais R$10 no montante de recursos
repassados ao município”.
Além disso, as grávidas que realizam o total de seis consultas de
pré-natal recebem uma ajuda de custo no valor de R$50, para que elas se
sintam estimuladas a concluírem o acompanhamento. “O recurso para a Rede
Cegonha também é direcionado para o melhoramento de maternidades, para
abertura de leitos de UTI neonatal e materna, entre vários outros
benefícios para o sistema”, acrescentou.
Interiorização – O ministro Alexandre Padilha também
elogiou os esforços do Governo do Estado em interiorizar a assistência à
saúde na Paraíba. “As UPAs paraibanas, por exemplo, são regionais. Elas
têm funcionado de maneira adequada, se articulando ao Samu, que também
está em atividade pelo interior. Isso só foi possível devido ao empenho
do governo Ricardo Coutinho, que decidiu colocar suas equipes para
organizar o serviço e, principalmente, oferecê-lo com qualidade à
população”, destacou.
Na Paraíba, conforme informações do ministro, existem 162 ambulâncias
do Samu em atividade e, só no interior, sete centrais de regulação do
serviço. “O Ministério começou a monitorar a qualidade do serviço que
está sendo prestado. Se estiver bem, podemos dobrar o repasse de
recursos ao Estado”, frisou. Já com relação às UPAs, Padilha disse que a
Paraíba já possui cinco em funcionamento – incluindo as duas
inauguradas neste sábado – e outras 17 em construção.
Orçamento Democrático – Aproveitando a breve
participação na audiência em Soledade, Alexandre Padilha elogiou a
iniciativa do Governo do Estado, em executar um projeto como o ODE.
“Poder encerrar minhas atividades na Paraíba participando de uma
plenária dessas, é motivo de grande emoção pra mim. É o exemplo maior de
um Governo que muda o Estado investindo em obras, pensando nas futuras
gerações, ouvindo quem mais precisa dessas ações: a população”, revelou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário