O
governador Ricardo Coutinho reuniu a equipe de governo para discutir
estratégias que minimizem os efeitos da estiagem na Paraíba. Durante o
encontro, no Palácio da Redenção, o governo do Estado decidiu convocar
prefeitos de 191 municípios para uma reunião de trabalho.
O evento foi agendado para a próxima quinta-feira (26), no Espaço
Cultural, em João Pessoa, e pretende discutir o Plano Estadual de
Enfrentamento à Seca que, este ano, deve ser maior que a registrada nos
anos de 2010 e 2011.
Os prefeitos deverão apresentar o levantamento dos poços artesianos,
nos respectivos municípios, e listar os dessalinizadores que não estejam
em funcionamento. O Governo pretende, em parceria com as prefeituras,
construir propostas que serão inseridas no plano de enfrentamento à
seca.
Na reunião, realizada na terça-feira (17), após analisar relatório da
Defesa Civil sobre a situação dos poços e dos municípios abastecidos
por carros pipas, e relatório da Agência Executiva de Gestão das Águas
do Estado da Paraíba (Aesa) sobre o nível das barragens, o governador
Ricardo Coutinho cobrou que as pastas envolvidas discutam ações de
enfrentamento para questões como falta d´água, alimentação, Seguro Safra
e preservação das plantações. “Estamos preocupados com o quadro de
falta d´água e vamos definir ações e pleitos que serão levados ao
ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra”, destaca o
governador.
Participaram da reunião representantes das secretarias de Meio
Ambiente e Recursos Hídricos, Infraestrutura, Agricultura,
Desenvolvimento Humano, Saúde, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de
Bombeiros, Aesa, Cagepa e DER.
Estiagem - O secretário de Meio Ambiente e Recursos
Hídricos, João Azevedo, disse que a previsão de chuvas feita pela Aesa
demonstra um cenário de preocupação que deverá ser enfrentado pelos três
níveis de governo para que a população não sofra com a falta d’água.
Já o secretário de Infraestrutura, Efraim Morais, ressaltou a
importância do envolvimento dos prefeitos para que o governo faça um
relatório e encaminhe ao Ministério da Integração os pleitos e a
quantidade de recursos necessária para que a Paraíba consiga se
antecipar e minimizar ao máximo os efeitos da seca que se anuncia.
“Nossa preocupação não é só com o cidadão, mas também com a
sobrevivência do rebanho. Por isso, estamos trabalhando na elaboração de
um plano de enfrentamento que atenda as necessidades da nossa gente”,
completa Efraim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário