Em matéria de música, o senador Cássio Cunha Lima
sempre foi mais ligado ao forró. Mas não por isso deixou de dar ouvidos
à cantora e compositora baiana do axé music, Daniela Mercury, a
respeito da necessidade de se criar leis que protejam e estimulem a
realização de turnês de artistas brasileiros no exterior.
Pois
foi exatamente a musa Daniela Mercury que, em conversa com o senador
paraibano, o inspirou a apresentar no Congresso Nacional um projeto de
lei que isenta artistas brasileiros que ganham dinheiro com turnês internacionais a pagar impostos no Brasil.
Eles,
os artistas brasileiros, reclamam da “invasão” de artistas
internacionais no mercado brasileiro, tomando com facilidade os espaços
nacionais, em desproporção à saída de brasileiros. “Praticamente todos
os artistas internacionais já descobriram que o Brasil é um paraíso pra
inclusão em roteiros de suas turnês. Mas o contrário não acontece”,
destacou.
Pela
lei, artistas brasileiros que ganham com shows lá fora tem que deduzir
seus rendimentos, por exemplo, no Imposto de Renda. Com a isenção,
sugerida pela nova lei, poderão cobrar turnês em valores menores e, por
tabela, estimular à contratação de shows no exterior.
Com
essência semelhante, Cássio também aproveitou pra apresentar projeto de
lei que desonere as empresas brasileiras que querem fixar suas marcas
em mercados no exterior, da mesma forma que as empresas estrangeiras tem
facilidade de impor as suas aqui no Brasil.
O
senador tucano está chamando de “Lei da Brasilidade”. Segundo ele, são
poucas as marcas brasileiras com inserção fácil no mercado mundial. “As
leis brasileiras praticamente punem a empresa brasileira que quer ganhar o mundo”, declarou o senador paraibano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário