terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O que Ricardo Coutinho pensa




O governador Ricardo Coutinho (PSB) falou por praticamente duas horas no último Conexão Arapuan de 2011. Ao fechar o balanço do primeiro ano de gestão, respondeu a provocações da oposição e deu várias pistas de que como será seu governo em 2012.
Abaixo, alguns das principais declarações de Ricardo Coutinho. Confira:

Promessa do 13º para inscritos no Bolsa Família em quatro anos
O governador registrou que ainda tem três anos de governo para atender integralmente a promessa de pagar o décimo terceiro salário para todos os inscritos no Bolsa Família. Disse que neste momento o governo pode garantir a concessão do benefício aqueles que estão matriculados em cursos profissionalizantes e de alfabetização, mas que vai avançar. “Não sou irresponsável de querer pagar o que o Estado não compreende”, disse. E deu uma alfinetada na oposição, que cobrou a promessa: “Não tenho compromisso com a oposição”.
Não haverá reforma no secretariado
Ricardo Coutinho descartou qualquer afastamento de secretário. Negou especificamente boato a respeito da saída do secretário de Saúde, Waldson Souza. “Não há saída de ninguém”, disse.
Em 2013, reajuste linear será maior que 3%
Ao defender os reajustes dados pelo governo aos servidores, Ricardo Coutinho admitiu que em 2013, na segunda data base deste governo, o Estado poderá aumentar o percentual do aumento geral, que em 2012 será de 3%. Ele lembrou que apenas oito mil servidores, dos 120 mil existentes, ficaram apenas com os 3%. O restante, cerca de 50 mil, recebeu 16% de reajuste no Salário Mínimo e as categorias contempladas isoladamente entre 10% e 33%”.
Concursos todos os anos
O governador disse ainda que a meta é realizar concursos públicos todos os anos. Para professor e para outras áreas. Disse que iria convocar os concursados de acordo com a possibilidade financeira do governo. “Convocamos 550 concursados num ano difícil”, destacou.
Só terá Fenart após reforma do Espaço Cultural
O governador declarou que irá priorizar a reforma no Espaço Cultura, no valor de R$ milhões, antes de pensar em realizar a 14ª edição do Festival Nacional de Artes. “Antes do Fenart, estou pensando em algo mais urgente: a reforma no Espaço Cultural que está há 30 anos sem uma grande intervenção”.
Admite verba para o São João de Campina Grande, apesar de não considerar prioridade
Ao falar sobre o investimento em eventos, o governador Ricardo Coutinho (PSB) admitiu que o Estado poderá sim disponibilizar, além do apoio logístico, recursos para o São João de Campina Grande. Mas disse que isso não seria prioridade. Ele ponderou que o São João de Campina é autosustentável, não precisando diretamente de verba do governo. “Temos outras coisas a priorizar”, disse.
Bancada não foi à prestação de contas por problemas de convocação
Pra fechar, Ricardo Coutinho disse que estava satisfeito com a postura da bancada do governo na Assembleia Legislativa. “Aprovamos tudo que sugerimos”, lembrou. Disse que os deputados não foram ao evento da quinta-feira passada, quando ele defendeu o governo em entrevista coletiva, porque houve problema de comunicação. “Eles acabaram não sendo chamados”, disse. Mas admitiu que há sim insatisfações na base. E fez um vaticínio não muito alentador à classe política: “Elas existem e sempre vão existir”, disse.
Luís Tôrres

Nenhum comentário:

Postar um comentário