domingo, 6 de abril de 2014

A REALIDADE DAS PESQUISAS

Sucessão na Paraíba

 Estamos exatamente há 6 meses das eleições, e nos últimos dias foram divulgadas três pesquisas de intenção de voto. Me fixei apenas nos números da sucessão estadual e achei por bem mencionar somente os nomes e números de intenção de voto e rejeição dos três principais candidatos ao cargo de Governador da Paraíba.

 Esses Institutos registraram suas pesquisas no TRE, sob os seguintes números: 6 Sigma00003/2014, Consult 00002/2014 e IPESP 00004/2014, observamos ainda, que há uma certa semelhança entre os números colhidos. Trabalhei com os questionários de consulta estimuladas, aqueles em que são mencionados os nomes dos prováveis postulantes.

 O atual Governador da Paraíba Ricardo Coutinho, tem teoricamente a seu favor, por conta do cargo que exerce uma aparição privilegiada na mídia; além de abocanhar generosa simpatia de parcela da população em virtudes das ações de governo. No entanto, isso não tem ocorrido, o que se vê é o Chefe do Executivo Estadual com um desempenho sofrível nas pesquisas de intenção de voto conforme as pesquisas e um alto índice de rejeição em todas as regiões do Estado. 
 Destacamos porém, de forma ainda mais acentuada os números de Campina Grande, onde crava a rejeição de Ricardo Coutinho em 27%, somando-se a isso mais 10% dos que não votariam em nenhum dos candidatos, totalizando 37%, ou seja, em cada dez eleitores campinenses, quase quatro, não votará nele de jeito nenhum. 
  
 Observando o desempenho do Senador Cássio Cunha Lima, verificamos que o mesmo tem o que comemorar, porque até na Capital do Estado, onde teoricamente ele teria um menor desempenho eleitoral, o mesmo tem um empate técnico com o Governador Ricardo Coutinho e em relação ao item rejeição, ele figura com a menor porcentagem dos três isso em nível estadual.

 O ex-Prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo, pela primeira vez postula uma eleição majoritária em nível estadual, portanto leva uma desvantagem diante dos candidatos acima mencionados figurando com a menor porcentagem de intenção de voto e sendo o segundo mais rejeitado.
Veja os números de cada pesquisa divulgada - intenção de voto, rejeição e ainda a média extraída das três consultas populares. 


                           PORCENTAGEM DE VOTOS ESTIMULADOS                 

INSTITUTOS       CÁSSIO             RICARDO             VENEZIANO            
6SIGMA                   43,5                      22,5                            14,3                     
IPESP                       43,0                      23,0                            11,0                     
CONSULT                40,8                      23,9                            12,1                     
MÉDIA                    42,4                     23,1                            12,4                      


                                         PORCENTAGEM DE REJEIÇÃO                          

INSTITUTOS       CÁSSIO             RICARDO             VENEZIANO            
6SIGMA                   12,7                      19,3                            11,3                     
IPESP                       16,0                      27,0                            22,0                     
CONSULT                11,5                     21,8                            17,3                      
MÉDIA                    13,4                     22,7                            16,8                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário