quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Lei acaba com exclusividade da carteira como identidade do estudante na PB

Um projeto de lei de autoria do deputado Gervásio Filho (PMDB) e já aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba vai provocar uma verdadeira polêmica caso seja aprovado pelo governador do Estado.
 
A lei acaba com a exclusividade da carteira de estudante como documento único de identidade do estudante na Paraíba. E cria outras opções para identificação, como certidões das escolas ou até carnês de pagamento.
 
De acordo com o autor da proposta, a ideia principal é evitar que estudantes devidamente matriculados possam ser impedidos de desfrutar dos direitos pernitentes ao estudante em razão de não portar a carteira.
 
“O cidadão que é estudante não pode ser considerado não estudante apenas por não portar uma carteira de estudante. Há muitos casos de atraso na emissão das carteiras e ainda de entrega fora do prazo, o que deixa o estudante totalmente desprotegido e não acorbetado para pagar meia entrada e meia passagem, benefícios assegurados em lei”, justifica Gervásio.
 
A proposta já chegou ao ouvido e conhecimento dos dirigentes de entidades ligadas aos estudantes. E chocou especialmente aqueles que são responsáveis pela emissão da carteira de estudante, fonte de renda para muita gente.
 
A informação é de que as entidades já procuraram o governo do Estado para barrar a sanção da lei.
 
Alegam que a Carteira de Estudante é um documento que existe exatamente para assegurar que o direito seja usufruído exatamente apenas por estudantes e não por qualquer pessoa que possa forjar documentos diversos.
 
Dizem ainda que a Carteira de Estudante contribui, inclusive, no combate à evasão escolar.
 
O que você acha?
 
Luís Tôrres


Um comentário:

  1. ou contra o projeto. As carteirinhas de estudante além dos motivos acima citado são uma fonte de financiamento estudantil. Quem vai perder com isso é o movimento estudantil sério, ou o pouco que dele resta. Falo isso com autoridade de quem já foi presidente de centro acadêmico. A melhor solução para evitar apropriação indevida dos recursos proveniente da carteirinha é estabelecer maior responsabilidade para os representantes estudantis, maior fiscalização do tratamento deste dinheiro e punições para os que mau utilizarem este recurso. Em contrapartida o Estado deveria ampliar o direito do estudante e garantir os já existentes para que este se sinta mais beneficiado com a carteirinha e passe ele mesmo a cobrar mais respeito com seu dinheiro do seus representante.

    ResponderExcluir