| Gilbran Asfora: autor do blog |
Sabemos o quanto é importante para a Paraíba as eleições municipais de Campina Grande. Para iniciar, apresento uma informação estatística que foca as eleições em nível estadual.
Após a reabertura democrática, nenhum candidato a Governador da Paraíba ganhou as eleições perdendo em Campina. Friso isto para mostrar o grau de importância, perante o Estado, que tem um pleito neste município e os seus reflexos.
Focarei o quadro atual da política campinense, seus partidos e seus personagens. Comentarei individualmente sobre cada postulante e abordarei seus pontos positivos e negativos.
Torna-se importante registrar que o farei dentro do panorama do quadro atual - 09 de janeiro de 2012. É interessante consignar que é normalíssimo haver desistências e composições no decorrer do processo eleitoral, mais precisamente no periodo das convenções.
Longe de mim, com uma visão estritamente pessoal, querer macular ou denegrir a imagem de quem quer que seja, porém assumo tudo que é dito aqui, em relação aos postulantes analisados e seus partidos políticos.
Como estarei falando de pessoas e mexendo com vaidades, irei fazer um pequeno preâmbulo dessa singela análise falando um pouco de mim, objetivando dirimir dúvidas que possam surgir e responder a algumas perguntas que fatalmente virão no decorrer da leitura deste texto.
Fui Vereador em Campina Grande e posteriormente Deputado Estadual por duas vezes. Sempre gostei muito de política e acompanhava meu pai em suas jornadas. Desde 1972 vivencio a política de minha querida Campina, participando ativamente das campanhas, sugerindo e trabalhando. Até as eleições de 1986, quando meu pai, ídolo e professor, foi eleito Vice Governdor da Paraíba - em 1987 o perdi prematuramente e, a partir daí, logo no ano seguinte ingressei na vida pública como candidato a vereador.
Tenho como crônico defeito a falta de estrutura financeira para bancar minhas postulações, fato este que sempre dificultou, e muito, os meus embates eleitorais. Cheguei a dizer, por conta do grande orador que era Raymundo Asfora, que ele tinha o "verbo" e eu nem "verbo e nem verba", ficando bastante dificil sobreviver diante dessas gritantes faltas.
Mas, deixemos para outra oportunidade as minhas agruras e vamos ao que me propus:
Farei um breve comentario sobre cada candidato e suas particularidades diante do presente quadro:
Deputado Guilherme Almeida (pré-candidato a Prefeito pelo PSC)
Um político de boa linhagem, filho do ex-Deputado Estadual Orlando Almeida, Neto do ex-prefeito de Campina, Dr. Elpídio de Almeida, e do lado materno, neto do ex-Governador Argemiro de Figueiredo.
Com a decisão do Prefeito Veneziano em ter candidatura própria no seu partido, o PMDB, deixou Guilherme um tanto isolado.
Especula-se a possibilidade do grupo político do atual Prefeito lançar três candidatos em palanques distintos, onde Guilherme, em tese, teria também o apoio do grupo do Prefeito. Por experiência, sabemos que isto não ocorrerá e que Guilherme irá ser apenas um mero coadjuvante - na linguagem do vaqueiro, ele será um batedor de esteira para o candidato oficial do Prefeito. Estando, verdadeiramente, rifado das eleições municipais de 2012 em Campina Grande.
Marlene Alves (Pré-candidata a Prefeita pelo PC do B)
Ocupante do importante cargo de Reitora da UEPB, no seu 2º mandato, e tendo conquistado a autonomia financeira da Universidade, Marlene conseguiu dá um grande salto em qualidade àquela Instituição de Ensino Superior.
Historicamente ligada ao PC do B, partido de uma militância aguerrida, ela tem conquistado adeptos e partidos nanicos para o seu projeto. Bem quiista e forte representante na área da Educação de Campina Grande, Marlene sedimenta sua firme presença nas próximas eleições.
Se optar por manter a candidatura em faixa própria não obterá o sucesso esperado, porém, se partir para uma composição, a vejo como uma fortíssima candidata, com tendência natural de compor a chapa das oposições em Campina.
Se optar por manter a candidatura em faixa própria não obterá o sucesso esperado, porém, se partir para uma composição, a vejo como uma fortíssima candidata, com tendência natural de compor a chapa das oposições em Campina.
Alexandre Almeida (Pré-Candidato pelo PT)
À distância, um dedicado executivo que vinha dando sua efetiva colaboração a Administração Municipal. A mosca azul o picou, no sentido de ingressar na vida pública. O primeiro passo dele foi facilitado por conta do apoio oficial, assumiu a direção do PT em Campina.
Apesar de sonhar em postular um cargo público o mesmo não apresenta, até a presente data, nenhuma densidade eleitoral e ao meu ver não será obstáculo para nada.
Um grande presente para ele seria compor como vice a chapa da situação, sob o argumento de que o PT, de Lula e Dilma, exigiria essa participação.
Fernando Carvalho (Pré-Candidato pelo PT do B)
Altivo Vereador da Câmara Campinense, Fernando é um cara centrado e de excelente discurso, fez parte, até bem pouco tempo da base de sustentação do Prefeito e foi seu Líder.
Por duas vezes colocou o seu nome como candidato a Deputado Federal, tendo obtido consideráveis votações. Se desfiliou do PMDB por não encontrar espaços para seus sonhos e buscou no PT do B a sua independência.
Verifico que, por falta de estrutura partidária, ele não levará a sua postulação adiante e no momento oportuno será candidato a reeleição, tendo amplas possibilidades de sucesso.
Romero Rodriguês (Pré-Candidato do PSDB)
Um jovem de origem humilde que graças aos seus esforços e lealdade vem galgando passo a passo de sua vida pública: Vereador, Deputado Estadual e agora Deputado Federal. Em todos esses momentos demonstrou ser bom de votos. Um cara que tem demonstrado como seu ponto alto as articulações de bastidores e é exímio no trato com as pequenas grandes lideranças.
Tem tido o apoio declarado do Senador Cassio e do Vice-Governador Romulo, e se apresenta como o nome mais provável das oposições.
Falta a ele mais dedicação a causa, por conta da importância da campanha, e melhorar sua performance nos palanques e meios de comunicação.
Falta a ele mais dedicação a causa, por conta da importância da campanha, e melhorar sua performance nos palanques e meios de comunicação.
Diogo Cunha Lima (opção como candidato do PSDB)
Por ser filho de Cassio e Neto de Ronaldo, é detentor de um passaporte natural que é a receptividade do povo Campinense.
Apesar de muito jovem, já tem um curso superior e outros cursos de MBA voltados para Administração Pública, Diogo foi praticamente concebido dentro do Poder, assistindo seu pai Prefeito e seu Avô Governador. Esse jovem conhece como ninguém o positivo e o negativo que o Poder oferece. De bastidores tomei conhecimento que ele, no momento, prefere cuidar de sua vida como empresário. Que assim seja, porque para entrar numa peleja dessas, tem que está com muito tesão e uma dedicação gigantesca.
Romulo Gouveia (opção como candidato pelo PSD)

Apesar de já ter declarado dezenas de vezes que apoiará Romero Rodrigues (PSDB), e sendo conhecedor profundo dos problemas de Campina, já que foi candidato das oposições em duas oportunidades e não obteve sucesso, Romulo figura em todas as pesquisas de intenção de votos com percentuais de forte candidato e apresenta-se como um reserva de luxo, para qualquer eventualidade.
Com o mandato de Vice-Governador praticamente se iniciando, ele se vê em condições confortáveis - após o pleito de 2010, quando ele foi decisivo na colaboração para o crescimento e consequente vitória do atual Governador do Estado, principalmente em Campina.
Daniella Ribeiro (Pré-candidata a Prefeita pelo PP)
Filha do ex prefeito de Campina, Enivaldo Ribeiro, foi Vereadora, obtendo um ótimo desempenho, tanto que a ajudou a conquistar um mandato de Deputada Estadual.
Pessoa de uma presença agradável e com um discurso de fácil compreensão, Daniella tem visitado os bairros de Campina e participado permanentemente dos programas de rádio, o que tem levado ela a figurar em patamares altos de intenções de votos.
No entanto, por está num partido de porte médio, e solitária, não dispondo de um quadro reforçado de candidatos a vereadores, não vislumbro a manutenção dos níveis atuais de intenção de votos, naturalmente caindo para percentuais bem inferiores.
Como acho pouco provável uma composição de Daniella, seja com a situação ou até mesmo com a oposição no 1º turno, credito a ela a responsabilidade maior, nos dias atuais, de haver um provável 2º turno em Campina.
Artur Almeida (Pre-candidato a Prefeito pelo PTB)
Um jovem advogado, comerciante vitorioso, bem intencionado e representante de um seguimento importante da sociedade: o comércio.
Dá o seu primeiro passo na vida pública. Carece de maiores apoios e de uma estrutura partidária compatível com o confronto.
Joga todas as suas fichas na apresentação de propostas e ideias inovadoras nos debates e no guia eleitoral. O vejo como um ótimo quadro para a renovação dos nomes na política campinense, todavia não será desta vez a sua vez.
PMDB (um capítulo a parte)
Tatiana Medeiros, Josè Luis Junior, Alex Azevedo e Metuzelá Agra são os pré-candidatos a Prefeito pelo PMDB.
Coordenando a sua sucessão está o Prefeito de Campina, Veneziano Vital - observamos que o atual mandatário não cuidou de preparar um nome para sucedê-lo.
Diante desse fato, ao meu ver agora irrevessível, ele busca criar açodadamente um nome salvador e cheio de imensas qualidades e de grande aceitação popular, e ainda - sob o meu crivo - comete um erro fatal: cria expectativa em nomes que tem outras qualidades, mas jamais de enfrentar um pleito dificílimo, como é o embate para prefeito da segunda maior cidade da Paraíba.
Pegou três de seus auxiliares, e mais seu Vice Prefeito, e deixou-os em estado de guerra, digladiando-se internamente, com o fito de ser o escolhido, causando assim fissuras irreparáveis na estrutura da unidade governamental.
Apesar do seu forte apelo popular, verifico que por conta do erro cometido, o atual prefeito terá imensas dificuldades para fazer o seu sucessor. Por outro lado, ele não encontrará de última hora um candidato que tenha tantas qualidades.
No entanto, chamo a atenção antecipadamente, isso não significa dizer que Veneziano estará "morto" para os embates posteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário