terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A VERDADE DA VERDADE.

Adelma Irineu

A Verdade andava muito triste de tanto ser rejeitada, por dificilmente encontrar espaço no coração e na mente do homem. Certa feita, resolveu reunir todos os sentimentos na casa da irmã Esperança, objetivando descobrir uma forma certa de chegar até o ser humano sem assustá-lo. Satisfeita com o convite, o sentimento Mentira se fez presente para dizer sua "realidade" e gracejando foi o primeiro a falar: - Ora, dona Verdade, se os homens gostassem de você, desprezariam a mim, assim como desprezariam a Inveja, o Ciúme, o Egoísmo, o Orgulho, a Vaidade, a Idolatria, o Ódio, etc. Se somos a maioria preferida da humanidade, porque iríamos ajudá-la?


Os sentimentos citados pela Mentira gracejaram e o Ódio concluiu aquele raciocínio da seguinte forma: - Como vê, dona Verdade, você não é vista como pura nem bela, você é muitas vezes a grande causa de nossas presenças na vida de cada criatura, que busca por medo, em nós, o alívio da dor a ter que enxergá-la.

Foi então que a Ternura impôs silêncio com a chegada do Amor que deu seu parecer, finalizando aquela reunião: - Paz para o mundo! Querida irmã Verdade, você é a ótica mais profunda do homem em si próprio, e essa ótica só é suportável aos que possuem a dignidade de se corrigirem a partir dos próprios erros. O homem pode maquiar seu exterior com outras aparências de sentimentos, mas, jamais seu interior, porque a plástica para as deformidades morais só é possível através da fé e da coragem. Assim sendo, Irmã Verdade, sempre que tiver que se apresentar a um medíocre, faça-o como Jesus Cristo, utilize a misericórdia da parábola e saiba que, mesmo assim, poderá ser crucificada. Porém, não se preocupe, na vida de cada criatura, a verdade se materializará com o tempo, provando que a mentira, que tanto envaidece, foi e será sempre o grande mal na vida de cada ser humano, até que ele suporte perdoar-se. Nesse instante, eu estarei presente como bálsamo para as dores do corpo e da alma de cada vida que achou sua cura na verdade. Por isso e para isso eu sou o Amor.

Abordei esse tema hoje, porque os que não se baseiam na verdade, apenas adiam o sofrimento de encará-la, e preferem coisificar a vida. É preciso ter discernimento, pois há certos "amigos" que muitas vezes nada mais são que o mal travestido de bem, assim como alguns "inimigos" não passam de amigos inconformados, que através de verdades, aparentemente ferinas, nos acordam para o verdadeiro bem.

Nos perdemos em alguns caminhos da longa trilha do aprendizado da arte de viver, porque a nossa vaidade prefere o comodismo da alienação enganadora que massageia nossos egos com mentiras, à toda e qualquer verdade que liberte, pois muitas vezes a liberdade custa o preço de uma dor. Em razão disso, deixamos que pessoas nos manipulem, trabalhando psicologicamente, nossas vaidades, nossos valores pobres, numa ambigüidade de interesses em lucros, até porque rara é a relação que não implica em interesses, barganhas e troca de favores, no sistema de globalização.

Os bajuladores são os primeiros a apunhalarem pelas costas seus pseudo-ídolos, e, aqui pra nós, sabemos que esses tipos de medíocres nada mais são do que estimuladores de erros, esperando a hora da queda, provocada pela fragilidade de um ego vaidoso, para só então se sentirem melhores (mais poderosos).

Se olharmos bem, não temos amigos ou inimigos, temos apenas irmãos, instrumentos enviados pela Providência Divina, para ora nos ajudar, ora nos burilar na grande travessia da existência. Só quem peca e não teme a Deus não é atendido em preces, receba unção divina e peça inspiração para ser sempre convicto da sua verdade real. Agindo assim, dificilmente seremos surpreendidos e assaltados pelas mentiras que atraem misérias físicas, morais e espirituais para nós e para o mundo. Atentem para o texto bíblico: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará...”


Nenhum comentário:

Postar um comentário